O quarto das crianças é um dos locais mais propícios à desarrumação. Devemos analisar as necessidades da criança e a sua personalidade. Qual a função do quarto para além de espaço de dormir? Espaço de estudo? De brincar? De receber visitas? Deves estabelecer bem estas zonas para que a criança perceba a sua função e se sinta integrada. É importante envolver a criança na decoração do quarto de modo a que se sinta responsável e orgulhosa dele.
Mobiliário
Escolhe mobiliário com arrumação e adequada à escala do quarto. Pense na evolução e crescimento da criança, invista em algo que dure algum tempo e que promova conforto. O bem-estar da criança é muito importante.
Deixa os móveis acessíveis à criança para que possa alcançar facilmente. Assim promove a sua autonomia.
Decoração
Existem inúmeras lojas com objetos decorativos giros e apelativos. Não te deixes levar pelo impulso, escolhe objetos que façam sentido para o espaço e que não caiam em desuso no mês seguinte.
Não decores o quarto do teu filho baseado numa personagem que ele gosta no momento, de hoje para amanhã o boneco favorito muda e o investimento feito vai por água abaixo.
O carácter e o gosto da criança são importantes, cria um espaço para ela tendo isso em conta. Nem todas as meninas gostam de rosa e princesas, tal como nem todos os meninos deliram com azul e carros. Fica atento!
Têxteis
Aposta em materiais de fácil limpeza. É comum as crianças sujarem tapetes, cortinados, colchas etc.
Opta por peças que consigas limpar em casa facilmente. Cortinados sóbrios e leves facilitam a entrada de luz natural e são intemporais. São um bom investimento. Tapetes laváveis na máquina são também uma opção inteligente. Prefere tapetes macios, as crianças gostam de brincar no chão.
Arrumação
A arrumação em caixas é uma excelente opção. Se por um lado devemos deixar acessível à vista da criança os objetos para que aceda com facilidade, por outro lado, os brinquedos criam bastante ruido visual e dão a sensação de um espaço desarrumado. Sê inteligente nesta arrumação. Reveja com frequência se o teu filho utiliza os brinquedos todos que tem disponíveis e seleciona, com ele, os mais importantes. O segredo é deixar sempre disponível o que a criança utiliza mais, sejam roupas, livros, brinquedos...
Em suma, cria um espaço funcional pensado na criança e no seu bem-estar.
Escolhe peças funcionais.
Não condiciones a decoração a um desenho animado.
Investe em peças duráveis e em materiais laváveis.
Privilegia a iluminação natural, colocando cortinados que permitam a entrada de luz e equilibra a iluminação consoante a zona.
Utiliza iluminação pontual se necessário nas zonas de estudo mais forte e zona de dormir mais leve e quente.
Cria um ambiente onde a criança possa crescer feliz e criar boas recordações.
Joana Fernandes Leal
Comments