1. Elimina objetos desnecessários
Elimina objetos que não se identifiquem contigo nem com o espaço atual. Muitas vezes guardamos objetos que não têm utilidade ou simplesmente por não saber onde os colocar.
2. Utiliza cores claras
Deves apostar em cores claras que potenciem o espaço e o tornem maior visualmente. Preferencialmente utiliza a cor branca para as pinturas. Pinta o rodapé e o teto da cor da parede (branco) para aumentar o pé direito.
3. Luz
A luz natural é preciosa em qualquer divisão. Deixa que ela entre no espaço sem bloqueios, evita colocar cortinados pesados ou estores que quebrem a sua entrada.
A luz artificial também é uma grande aliada e um ponto muito importante na decoração. Deves adequa-la ao espaço consoante a função pretendida. A luz branca para espaços de trabalho e luz amarela para espaços de descanso.
4. Peças decorativas
As peças vestem um espaço, e dão-lhe alma, contudo não deves coloca-las em demasia. Um espaço clean é mais agradável. Os espelhos são uma excelente peça para ampliar espaços, se colocados estrategicamente com a entrada de luz natural projetam ainda mais este efeito.
5. Proporção
Escolhe peças ajustadas ao tamanho da divisão, um dos erros mais comuns é a colocação de camas muito grandes em quartos pequenos, ou sofás grandes em salas pequenas. Ajusta a mobilia às necessidades de quem habita na casa e ao espaço.
Respeita as zonas de circulação para que o espaço respire.
6. Mobiliário
Aposta em mobiliário com arrumação e com utilidade, peças de mobiliário com várias funções por exemplo, um puff que possa ser mesa de centro e que sirva como assento, camas com arrumação, sofás cama, sofás com arrumação.
Prefere peças com tons claros, neutros e sem grandes padrões (para não se tornarem cansativos). Nos quartos pequenos, utiliza por exemplo iluminação de cabeceira suspensa para não roubar espaço nas mesinhas de cabeceira.
Investe em mobiliário transparente, deixam o espaço mais leve, tampos de vidro, cadeiras em acrílico, candeeiros de vidro.
Aproveita a decoração nas paredes para beneficiares de espaço de circulação.
Joana Fernandes Leal
Comments